Puxar ou empurrar?
Sob o ponto de vista fisiológico, empurrar carrinhos e paletizadores seria preferível – visto que, ao puxar, a demanda de frequência cardíaca é maior e também é maior o consumo de O². Em todos estudos com modelos biomecânicos, há menor estresse sobre a coluna durante o empurrar, porque o braço de alavanca dos flexores do tronco é muito maior que o braço de alavanca dos extensores.
Conceitos importantes
A análise ergonômica em ambientes operacionais é bem mais complexa do que em escritórios, devido ao grande grande número e diversidades de atividades, máquinas e situações posturais adotadas. Cada atividade deve ser avaliada individualmente, podendo-se fazê-la por grupos homogêneos.
Qual a melhor ferramenta manual?
A melhor ferramenta para a execução de uma tarefa é a que a que possui as seguintes características:
O que ferramentas inadequadas podem causar?
Existe problema quando há algum dos sintomas seguintes:
Estes sintomas podem não aparecer imediatamente, porque desenvolvem-se durante meses ou anos. Assim as lesões podem se tornar sérias. Tome uma ação antes que tenha qualquer sintoma.
Como escolher sua ferramenta?
Primeiro, conheça bem o trabalho, seu espaço de trabalho, preocupe-se em manter a melhor postura e reveja sempre as orientações aqui expostas. Antes de escolher uma ferramenta, pense no trabalho que vai realizar. Ferramentas são desenhadas para propósitos específicos. Utilizando-as para outras finalidades pode estragar a ferramenta ou gerar-lhe dor, desconforto ou lesões temporárias e/ou permanentes. Avalie se precisará força ou precisão e, depois, selecione a pega correta em relação ao diâmetro / aperto. A lista abaixo aponta algumas das ferramentas mais comuns.
Ferramentas comuns
Abaixo uma pequena amostra de ferramentas manuais mais comuns. Na verdade há uma infinidade e novas são criadas todos os dias com o avançar das necessidades específicas.
Para atividades de força
Em atividades operacionais que exigem o uso da força de apreensão das mãos, é importantíssimo escolher e utilizar a ferramenta correta e buscar a melhor adequação da posição do corpo para utilizá-las, prevenindo desconfortos osteo musculares.
Para atividades de precisão
Observe seu espaço de trabalho
Posturas viciosas podem força-lo a fazer mais força para realizar o trabalho. Por exemplo, se trabalha numa área com pouco espaço e precisar fazer força, escolha uma ferramenta compatível com força. Fazer força com uma ferramenta de precisão significa trabalhar mais para finalizar o trabalho.
Trabalhar com cabos longo sem áreas com pouco espaço, o forçará a posturas viciosas e pressões acentuadas em tecidos moles da mão, uma vez que precisará de mais força. Um cabo mais curto pode ajudá-lo a atingir seu objetivo, mantendo seu punho em posição neutra.
Melhore sua postura
Posturas viciosas também exigem mais de seu corpo. Em alguns casos, o posicionamento pode afetar seus ombros, cotovelos, punhos, mãos e até a coluna. Sempre que possível, escolha uma ferramenta que exija menor esforço contínuo e possa ser utilizada sem posturas viciosas. A ferramenta correta o ajudará a manter seu pescoço,ombros e coluna relaxados e seus braços e antebraços ao lado do seu corpo. Por exemplo, evite manter seus ombros e cotovelos levantados. É mais confortável e facilita a aplicação de força.
Vibrações: legislação e normas
NR-15 – Atividades e operações insalubres – Anexo 8.
Normas internacionais:
ISO 5349:1986 – VIibrações transmitidas à mão
ISO 5349-1:2001 – VIibrações transmitidas à mão
ISO 2631-1:1985 – VIibrações transmitidas ao corpo inteiro
IS0 2631-1:1997 – Vibrações transmitidas ao corpo inteiro
Tempo de exposição diària (horas)
|
Valor máximo de aceleração em qualquer direção (m/s2) *
|
4 à 8 horas | 4 |
2 à 4 horas | 6 |
1 à 2 horas | 8 |
menos de 1hora | 12 |
* Para exposições à vibração das mãos nos eixos X, Y, or Z.
Esse tema não acaba aqui! Veja muito mais, com exemplos, nesse excelente livro: