Ferimentos são os resultados de uma lesão no corpo da vítima, podendo ser externos ou internos. Podem ser causados por materiais pontiagudos ou afiados, quedas, contusões, mordeduras de animais ou mesmo de outro humano. Um pequeno ferimento pode tornar=se um grande problema, se não tratado corretamente.
São ferimentos visíveis ao observarmos a vítima, como o escoriações (arranhões), cortes, hematomas e etc. Podem ser categorizados em escoriações, superficiais e profundas. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para contribuir para o bem-estar do acidentado e para facilitar o socorro:
Mordidas Humanas e de Animais
Devido à grande variedades de animais que podem nos agredir através de mordidas, cada caso possui uma gravidade diferente. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar no socorro das vítimas. Se a mordida for de animais (domésticos ou não) ou humanas, veja o que pode-se fazer para melhorar a situação:
Mordidas de Animais Domésticos
No caso de mordidas de animais domésticos, além das instruções anteriores, existem algumas dicas extras e específicas que também ajudam bastante na hora do socorro e na hora do tratamento médico: