O que é?

É a passagem de corrente elétrica pelo corpo. Para que isso ocorra é necessário que tenhamos contato com uma fonte de energia elétrica (porta de entrada) e um lugar que permita contato com a terra (porta de saída). Conforme já vimos na página de queimaduras, elas são uma das lesões provocadas pelo choque elétrico. Existem, porém, outros efeitos também gravíssimos: risco de arritmias e paradas cardíacas. A gravidade dos efeitos vai depender de alguns fatores:

Intensidade da descarga elétrica;

Tempo de exposição da vítima;

Resistência do corpo da vítima;

Trajeto da corrente pelo corpo.

Se o trajeto da corrente pelo corpo passar pelo coração, poderá causar uma arritmia/parada cardíaca.

O que fazer?

Sua segurança em primeiro lugar!

Se a vítima estiver em contato com a fonte de energia, a primeira coisa a fazer é desligar a fonte. Se não tiver como fazê-lo, tente empurrar a pessoa para longe usando um material isolante – por exemplo, um cabo de vassoura em madeira – até que ela se solte da fonte. Em seguida siga as instruções abaixo:

Coloque os pés sobre um material isolante;

Verifique os sinais vitais;

Se necessário, aplique a RCP*;

Procure auxílio médico.

Materiais isolantes podem ser, por exemplo, um jornal dobrado e seco, objetos de vidro, plástico, cerâmica, madeira, borracha e etc.

Importante!

Jamais toque em uma vítima de acidente elétrico até ter certeza de que você não corre risco de levar um choque.
As queimaduras e outros ferimentos devido a quedas, por exemplo, podem ser verificados depois que tiver certeza de que não há mais corrente elétrica na vítima.