A necessidade da criação de uma norma sobre ergonomia iniciou-se paralelamente à evolução da informática. Por isso, para entender as normas, é fundamental conhecer a breve história da NR 17.
Ao observarmos os equipamentos da época, entendemos o porquê de algumas exigências e/ou sugestões presentes na NR 17, como por exemplo o item:
17.4.3. […] b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade […]
Para quem não viveu aquela época, a imagem acima é esclarecedora. Nos equipamentos iniciais, o teclado, a CPU e os monitores eram geralmente acoplados em um único bloco.
As telas dos monitores eram de “fósforo verde”, posteriormente laranja e, por fim, branco. Na sequência, surgiram os primeiros monitores VGA, com melhor definição, mas ainda preto e branco. Logo depois, os primeiros super VGAs, já coloridos (256 cores). Hoje, a tecnologia já nos permite um número de cores que bate os milhões. É a evolução que, na informática, acontece diariamente!
À despeito da evolução das máquinas, mobiliários e organização do trabalho, a NR 17 continua a mesma há décadas! Não seria tempo de rever os conceitos da NR-17? Um dos trabalhos de entrada de dados que apresentava estatísticas epidemiológicas apontando DORT, era a compensação de boletos bancários. Naquela época, os números de cada boleto ou cheque, eram digitados um a um, documento por documento. Hoje, um código de barras e um leitor óptico, fazem esse trabalho.
Assista abaixo um vídeo de como o trabalho era realizado na época:
Repare nos seguintes fatores:
Atualizações e notas técnicas
Em 2001, enfim, percebeu-se a necessidade de atualizar a NR 17. Leia aqui a: Indicação de postura a ser adotada na concepção de postos de trabalho.
Em 2002, no ano seguinte, a Comissão Nacional de Ergonomia do Ministério do Trabalho lançou mais esclarecimentos ao publicar o Manual de aplicação e fiscalização 2002 – 2ª Edição (Leia aqui).
Em 2005, então, foram adicionados novos anexos à NR 17. Confira-os abaixo:
Anexo I: TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT
Anexo II: SEGURANÇA E SAÚDE NAS ATIVIDADES DE TELEATENDIMENTO
Clique aqui para acessar o link oficial do governo à respeito da norma.
Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2015, 18h11.
Última atualização: Terça, 29 de Setembro de 2015, às 18h36.