Recomendações gerais

Não existe milagre quando o assunto é sobrepeso e obesidade. A cirurgia é algo que deve ser realizada quando o benefício for maior que o risco, depois de muita conversa com seu médico. É uma grande cirurgia, com risco de morte na mesa cirúrgica, no pós-operatório imediato e tardio. Soma-se a isto os efeitos colaterais reacionais, com os quais passará a ter que “conviver”.

Novamente liberadas para prescrição médica, as “anfetaminas” também nunca “trataram” ninguém, pois ao suspender o medicamento os pacientes voltam a ganhar peso e já passaram por riscos com o uso desta droga.

Reeducação alimentar é a solução definitiva, sem riscos! Procure uma nutricionista.

O que evitar?

Evite carnes gordurosas: vísceras (fígado, coração, rins), embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, etc). Prefira frios light e em pequena quantidade;

Evite consumir alimentos gordurosos como maionese, creme de leite e manteiga. Use margarina light e em pequena quantidade;

Evite consumir queijos amarelos. Prefira o queijo branco ou a ricota;

Evite massas com molhos gordurosos a base de queijo ou creme de leite!  Prefira molhos de tomate ou com legumes;

Evite doces em geral!

Evite consumir alimentos fritos! Prefira preparações assadas ou cozidas.

Evite longos períodos em jejum. Faça um lanche leve entre as principais refeições (iogurte light, fruta ou barra de cereal).

O que é recomendado?

Não tenha pressa para perder peso. Emagrecer exige muita força de vontade e disciplina. Esteja disposto a incorporar novos hábitos em sua vida!

Prefira carnes magras como frango sem a pele, peixes e carne vermelha sem a gordura aparente. Retirar toda a gordura antes do preparo das carnes!

Prefira leite e iogurte desnatados;

Modere no consumo de ovos. Não ultrapasse dois por semana;

Para cozinhar, use óleo vegetal (canola, milho ou girassol) e em pequena quantidade !!!

Utilize o mínimo de sal possível em todas as preparações;

Prefira pães integrais e sem gordura;

Abuse de vegetais frescos, legumes e frutas.