A asfixia ocorre quando há dificuldade de entrada de ar nos pulmões. Ela pode ser causada por diversos motivos e, entre os mais comuns, estão:
Sinais de Asfixia
O sinal universal de asfixia é levar as mãos ao pescoço e apertá-lo, associado a um dos sintomas abaixo:
Esses sintomas são causados pela obstrução das vias aéreas, que diminuem ou impedem a respiração e consequentemente, a entrada de oxigênio nos pulmões.
O que fazer?
A agilidade é um quesito fundamental no caso de asfixias. Em um primeiro momento, tente bater nas costas da vítima. Se não obtiver sucesso, o método pré-hospitalar mais eficiente para a desobstrução das vias aéreas é a conhecida Manobra de Heimlich.
Manobra de Heimlich – Vítima de Pé
Ela consiste em comprimir os pulmões, expelindo o ar que neles se encontram, forçando o objeto causador da obstrução a sair. Confira o passo a passo de como realizá-la:
Caso a manobra não funcione e você perceba que a vítima está dando sinais de que vai desmaiar (face com coloração vermelha/roxa), passe para as próximas medidas, listadas abaixo:
Manobra de Heimlich – Vítima Deitada
Aplicar a manobra em uma vítima deitada é um pouco diferente da execução de pé, mas a ideia central é a mesma:
Asfixia em Bebês
Infelizmente, é bastante comum que bebês engasguem, devido aos impulsos de colocar objetos na boca. Confira abaixo um vídeo interessante que ilustra a execução da manobra de Heimlich no caso de bebês.
Essa manobra é muito simples de ser realizada e pode salvar uma vida! A manutenção da calma e a correta aplicação da técnica poder ser o divisor entre a vida e a morte de uma pessoa. Até mesmo crianças podem ter sucesso, quando treinadas.