O cérebro é o órgão mais nobre e sensível do corpo humano, e também o que apresenta menor chance de recuperação quando lesado. Ele possui diversas artérias e veias, que podem se romper no trauma. Por isso, é protegido por uma caixa óssea, o crânio.
Como o crânio (parte óssea) é rígido e o cérebro mais macio, uma hemorragia irá gerar um hematoma que, por sua vez, poderá inchar e comprimir o cérebro, trazendo lesões neurológicas. Em alguns casos em que não existem sangramentos, apenas o “balançar” do cérebro dentro da caixa craniana é o bastante para fazê-lo inchar e comprimir a si mesmo.
Sinais e Sintomas
No caso de suspeita de traumatismo craniano, devemos nos atentar aos seguintes sinais e sintomas:
Tudo isso tudo pode ocorrer entre 24 ou 48 horas após o trauma. Sendo assim, pessoas com história de traumatismo craniano, mesmo que de pequeno porte, que comecem a apresentar esses sintomas devem ser encaminhadas para avaliação médica.
O que fazer?
Trauma de Coluna
A medula nervosa é parecida com um cabo telefônico ,com milhões ”fios” em seu interior. Ela nasce no cérebro e desce por dentro dos ossos da coluna (vértebras), emitindo um ramo de nervo a cada vértebra. Cada “fio” que compõe esse nervo vai até um órgão ou músculo levando a informação (ordem) emitida pelo cérebro.
No trauma de coluna pode haver fratura de uma vértebra com grande possibilidade de lesar a medula nervosa , interrompendo esta troca de informações. A altura desta lesão é que determinará as conseqüências, sendo que quanto mais alta, mais grave serão.
Concluímos assim que as lesões cervicais (pescoço) são as mais graves.
A suspeita de lesão na coluna, em qualquer altura , inicia-se pelo tipo de acidente. Lesões de coluna são comuns em acidentes que envolvem velocidade com parada brusca como de automóveis, motocicletas, queda de grandes alturas , bicicletas e até mesmo esportes como futebol, patins,etc.
Sinais e Sintomas
Alguns sintomas podem acusar o trauma na coluna. Confira abaixo: