Câimbras

Sabe-se que as câimbras estão relacionadas com a diminuição do nível de alguns minerais como cálcio, potássio e magnésio em nosso organismo. O mecanismo completo no entanto ainda é desconhecido. Elas ocorrem mais à noite e geralmente há história de grande atividade física naquele dia ou a presença de doenças crônicas que diminuem nosso estoque de minerais. No entanto, podem ocorrer durante a atividade física também.

Sintomas

É uma dor semelhante a um aperto, de início súbito que ocorre geralmente na panturrilha (“batata da perna”), causando forte contração da musculatura por alguns segundos ou até minutos.

O que fazer?

Para combater a câimbra, é recomendado aquecer o local por meio de compressas quentes ou realizar massagem vigorosa na musculatura para aquecê-la juntamente com alongamento do músculo afetado.

Estiramentos

Ocorre quando há algum movimento brusco ou exagerado do músculo, estirando-o além da sua capacidade e causando o rompimento de algumas fibras musculares. Podem aparecer hematomas sob a pele dependendo do grau de estiramento, devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos.

Sintomas

É uma dor aguda, de início súbito e que ocorre geralmente nos membros inferiores, durante atividades físicas, causada por um movimento que foi além da capacidade do músculo.

O que fazer?

A vítima, ou quem estiver socorrendo, pode realizar compressas frias no local e procurar auxílio medico logo em seguida.