Dr. Sergio Carvalho e Silva ...CRM SP 61235......................................... Saúde Ocupacional ............................................................    ...Contato@drsergio.com.br
MOBILIARIO
Cadeiras
Mesas
Organização
EQUIPAMENTOS
Teclado
Mouse
Monitor
Impressoras
Telefone
Laptops
ACESSÓRIOS
Tela anti-refletiva
Apoios de teclado e mouse
Porta documentos
PREVENÇÃO
Exercícios
Pausas
Ginástica laboral
AMBIENTE
Iluminação
Temperatura
O CORPO HUMANO




Ergonomia em Escritórios
PAUSAS
A realização de pausas durante o trabalho em microcomputadores é discutida há muitos anos. A Norma Regulamentadora - NR 17 da Portaria 3214/78 cita a realização de pausa de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação, para quem trabalha com entrada de dados.
Ela cita também que o máximo que este profissional deve digitar são 8000 toques por hora.
Tomou-se então estas orientações para qualquer função que se utilizasse de terminais de computadores.
Esta normatização foi importante no contexto da época em que foi redigida, porém não considerava-se que muitos softwares exigem quase exclusivamente a utilização do mouse.
Como já vimos ela foi escrita para a função de entrada de dados somente.

A tendência atual é a realização de micropausas de 1 a 2 minutos, dependendo da utlização do terminal, seja mouse ou teclado.

A sugestão é que se realize uma pausa de 1 minuto a cada 17 minutos de intensa utilização do terminal (mouse e/ou teclado).
Consideramos utilização intensa quando dentro de cada minuto (60 segundos) voce utiliza o terminal por mais de 40 segundos.

Algumas vezes nos empolgamos com o trabalho, ou somos pressionados para terminar algo urgente e, não realizamos pausas. Sendo esta ocorrência esporádica, não irá gerar problemas. Desconfortos musculares podem aparecer quando isto se torna rotina diária.

Para facilitar a lembrança da necessidade de realização de pausas, existem no mercado alguns "softwares" que fazem isto por voce.
Eles disparam avisos visuais ou sonoros, lembrando-lhe que está na hora de realizar uma pausa. Alguns mais simples, outros mais sofisticados a ponto de detectar que, apesar de não estar utilizando seu computador de forma intensa, há horas não se levanta de sua cadeira . Assim, ele emite uma pausa lembrando-o de levantar-se e espreguiçar-se,talvez ir ao banheiro, etc. Um destes softwares, já traduzido para o portugês, emite pausas visuais com sugestão de alongamentos em desenho animado, e em tempo real, com duração de 1 minuto.
Dicas:
Softwares
para pausas:

Freeware para pausas programadas
(1,5MB)
______________________

Conheça também o
STRETCH BREAK
que está em fase final de tradução para o protuguês !
Contém animações de exercícios a serem realizados durante as pausas e outros recursos sonoros.
Na página do desenvolvedor há uma versão infantil grátis.
Recomendamos solicitar autorização ao setor de informática de sua empresa para instalação deste software. Este site não oferece qualquer garantia ou suporte técnico

Parceiros:

  Publicado em 05/2004 - Revisado em 11/2007
Aviso Legal
A sua navegação neste “site" implica seu consentimento e concordância com os termos de uso descritos aqui.
© Copyright.. WWW.DRSERGIO.COM.BR
Design downloaded from Zeroweb.org
Free web design, web templates, web layouts, and website resources!