Dr. Sergio Carvalho e Silva ...CRM SP 61235......................................... Saúde Ocupacional ............................................................    ...Contato@drsergio.com.br
MOBILIARIO
Cadeiras
Mesas
Organização
EQUIPAMENTOS
Teclado
Mouse
Monitor
Impressoras
Telefone
Laptops
ACESSÓRIOS
Tela anti-refletiva
Apoios de teclado e mouse
Porta documentos
PREVENÇÃO
Exercícios
Pausas
Ginástica laboral
AMBIENTE
Iluminação
Temperatura
O CORPO HUMANO




Ergonomia em Escritórios
TIPOS DE "MOUSES" E OUTROS "APONTADORES"
"MOUSE" COMUM
O mouse comum utiliza o sistema de esfera. A rolagem desta esfera, faz girar os 2 eixos perpendiculares internamemte (X e Y), mudando o posicionamento do cursor na tela. Poeiras e detritos sobre a superfície de rolagem do mouse são levados para os eixos, podendo interfirir em sua precisão. Veja : limpando seu mouse nas "dicas".

"MOUSE" OPTICO
O mouse optico pode ter a mesma aparência externa do mouse comum. Seu mecanismo porém utiliza feixes de luz. Isto o torna mais preciso e desnecessário a limpeza.
"TOUCH PAD"
Este tipo de apontador é comum em "notebooks" e "lap tops", vindo já acoplados a eles. Utiliza-se o próprio dedo como apontador, deslizando-o sobre a superfície. O "click" é feito nos botões laterais. Desvantagem: não é muito preciso, sendo desaconselhado em "softwares" gráficos.
"TRACKBALL"
Este mouse é estático. Sua mão é que movimenta-se rolando a esfera. Existem no mercado vários modelos de "trackballs". É uma boa opção, porém com custo mais elevado.
MESA DIGITALIZADORA
Este mecanismo é o ideal para "softwares" gráficos. Consiste de uma placa, com tamanho variado, e uma caneta que desliza e aponta sobre ela. O investimento é alto comparado aos demais apontadores, mas já existem no mercados placas menores a um custo bem accessível (foto).
OUTROS APONTADORES
Este "design" ao lado é da 3M (USA), e utiliza o mecanismo de esfera. Trabalha-se movimentando o mouse pelo cabo e os "clicks" se fazem em botões no polegar e indicador.

Existem diversos outros tipos de apontadores, alguns até muito curiosos como colar um adesivo refletor na testa do operador que, com a movimentação da cabeça, faz o cursor mover-se na tela.


Tipo "joystick"
Certamente serão inventados ainda outros mecanismos apontadores. No entanto, nenhum desobrigará a realização de pausas, como medida preventiva de desconfortos musculares.

Dicas:

Limpando seu mouse

Teclas de atalho

Sites úteis que
indicamos


Veja também em nosso site !
ERGONOMIA
Seu corpo no trabalho.

ANÁLISE ERGONÔMICA
Checklists, softwares,etc

PRIMEIROS
SOCORROS
Tudo o que precisa saber !

ATIVIDADE FÍSICA
Quebrando o sedentarismo

EPI
Equipamento de proteção individual

NR 10
Segurança em atividades elétricas

PCDs
Pessoas Com Deficiências

DST
Doenças Sexualmente Transmissíveis
8 Jeitos de mudar o mundo
Objetivos do Milênio
DIREÇÃO DEFENSIVA
O que é isso?



Parceiros:



  Publicado em 05/2004 - Revisado em 11/2007
Aviso Legal
A sua navegação neste “site" implica seu consentimento e concordância com os termos de uso descritos aqui.
© Copyright.. WWW.DRSERGIO.COM.BR
Design downloaded from Zeroweb.org
Free web design, web templates, web layouts, and website resources!