Herpes Simples Genital

A doença
Herpes genital é causado por um vírus chamado de "virus herpes simplex", tipo 2.
O primeiro sintoma é o aparecimento de minúsculas bolhas agrupadas (vesículas) que causam dor e ardência no local de inoculação (contato). Com o passar dos dias estas vesículas vão se rompendo e liberando pequena quantidade de líquido os quais formarão crostas ao secarem. Este líquido contem grande quantidade de vírus e é altamente infectante. Durante a fase de ruptura das vesículas pode haver febre e ínguas na região inguinal.

A transmissão se dá por relação sexual em suas várias formas (vaginal, oral e anal), podendo aparecer sintomas iniciais entre 2 a 12 dias após a relação sexual nas áreas de contato.

Complicações do tratamento tardio ou não tratamento:

Na mulher: abortamentos, parto prematuro e infecções uterinas,
Em ambos os sexos: O herpes recidivante genital é freqüente e tende a durar de 5 a 10 dias, retornando em "crises" quando há queda da resistência corporal do portador do vírus,
No recém-nascido: ocorre contaminação da criança durante o parto quando a mãe apresenta as lesões na hora do parto, estando indicado parto por cesárea nestes casos. O herpes neonatal é grave e muitas vezes fatal. Dos sobreviventes, 50% têm seqüelas neurológicas ou nos olhos.

Não há tratamento que acabe com o herpes genital. O tratamento tem função de controle do número e intensidade das recidivas que certamente ocorrerão.

O uso de preservativos previne a transmissão apenas nas áreas de pele recobertas pelos mesmos, podendo desta forma surgir a doença em áreas circunvizinhas desprotegidas que tiverem contato direto como bolsa escrotal, coxas, lábios, nádegas, etc.