Dr. Sergio Carvalho e Silva ...CRM SP 61235......................................... Saúde Ocupacional ...........................................................    ...Contato@drsergio.com.br
Introdução
Sinais
Gonorréia
Sífilis (Cancro duro)
Cancro mole
Candidíase
Pediculose ("Chato")

Hepatite B

A doença
A hepatite B é uma doença do fígado que pode persistir por vários anos, e em 10 % dos casos pelo resto da vida. Ela é causada pelo HBV (vírus da hepatite B) que pode ser encontrado em fluídos do corpo de uma pessoa infectada (sangue, secreções vaginais, sêmen (esperma) e saliva.
Esta hepatite muitas vezes não apresenta nenhum sintoma ou sinal aparente (50% dos casos) . Quando surgem, é em média de 60 a 90 dias após o contato e contaminação. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, desconforto, dores abdominais, mais tarde surgem icterícia (a pele e os olhos tornam-se amarelados), urina escura (cor de coca-cola)e fezes claras e prurido (coceira) no corpo.

Transmissão
Pode ser por relações sexuais
; uso de drogas injetáveis compartilhadas com outros usuários; exposição a agulhas ou outros instrumentos contaminados (exemplos: tatuagens, perfuração da orelha, etc.); transfusão de sangue e seus derivados, sem pré investigação laboratorial para doenças transmissíveis que tornaram-se raras hoje em dia; procedimentos odontológicos e médicos (cirurgias e hemodiálises), se não observadas as normas segurança e esterilização.
Existe também a possibilidade de transmissão de mãe para filho, no momento do nascimento e no leite da mãe contaminada.

Complicações do tratamento tardio ou não tratamento:
em ambos os sexos : Hepatite crônica ativa apresentando "surtos" podendo levar ao coma hepático e morte. Pode ainda lentamente evoluir para cirrose e mais tarde câncer no fígado.

Tratamento
Não existe tratamento específico para a hepatite B.
Ele é feito sintomaticamente, isto é: medicamentos para combater os sintomas como náuseas, vômitos e dores relacionadas a hepatite e suas complicações.

Prevenção
A prevenção se faz evitando os modos de transmissão .
O uso de preservativo em relações sexuais é um deles. Esta é uma doença de notificação obrigatória à vigilância sanitária que irá acompanhar o tratamento, conscientizar e orientar a pessoa infectada para evitar a disseminação do vírus.
Existe hoje uma vacina contra hepatite B , que vem sendo aplicada na população infantil , menores de 1 ano de idade e, nos locais com maior prevalência da infecção, isto é, Estados que compõem a Amazônia Ocidental, Espírito Santo, a na região ocidental de Santa Catarina e Paraná nos indivíduos menores de 15 anos de idade. Também estão sendo vacinados os grupos de risco.(fonte FUNASA)
Aqueles que não se aplicam aos casos acima podem procurar uma clínica particular de vacinação e ter a vacina aplicada se não houverem contra-indicações.

Dicas:
Veja também em nosso site !
ERGONOMIA
Seu corpo no trabalho.

ANÁLISE ERGONÔMICA
Checklists, softwares,etc

PRIMEIROS
SOCORROS
Tudo o que precisa saber !

ATIVIDADE FÍSICA
Quebrando o sedentarismo

EPI
Equipamento de proteção individual

NR 10
Segurança em atividades elétricas

PCDs
Pessoas Com Deficiências

DST
Doenças Sexualmente Transmissíveis
8 Jeitos de mudar o mundo
Objetivos do Milênio
DIREÇÃO DEFENSIVA
O que é isso?

Parceiros:

Publicado em 08/2004 - Revisado em 11/2007
Aviso Legal
A sua navegação neste “site" implica seu consentimento e concordância com os termos de uso descritos aqui.
© Copyright.. WWW.DRSERGIO.COM.BR
Design downloaded from Zeroweb.org
Free web design, web templates, web layouts, and website resources!