SIDA - Síndrome da Imunodeficiencia Adquirida
(AIDS - Acquired Immune Deficiency Syndrome)

Histórico
Não se sabe quantas pessoas contraíram o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) na década de 70 ou nos anos anteriores. Várias teorias foram desenvolvidas na década de 80, existindo porém muitas controvérsias sobre elas.
Um vírus semelhante ao HIV humano foi encontrado em alguns primatas (macacos), tendo surgido a teoria de que ele poderia ter sido transmitido inicialmente pela ingestão da carne destes animais. Outra teoria refere-se a disseminação iniciada em vírus mutantes desenvolvidos em laboratórios experimentais, mas provavelmente nunca saberemos a origem real deste vírus.
O primeiro diagnóstico de AIDS ocorreu nos Estados Unidos em 1981, mas foi pouco divulgado por nao haver conhecimento suficiente sobre a doença. Iniciou-se então uma tentativa de se detectar a orígem da doença e foi identificado estatisticamente que ela ocorria em certos grupos de pessoas que possuíam alguns comportamentos em comum: homossexuais masculinos e usuários de drogas injetáveis.
Nesta década, o diagnóstico da presença do vírus era sinal de morte certa em breve. Mas hoje, graças ao desenvolvimento de algumas drogas, muitas pessoas portadoras do vírus têm conseguido conviver com ele sem desenvolver doenças, tendo uma vida saudável e produtiva.
O diagnóstico e o tratamento precoce é que possibilita essa qualidade de vida.

Estatísticas
A falta de comunicação pode estar escondendo o verdadeiro diagnóstico estatístico das DSTs, principalmente da AIDS.

No último trimestre de 2000, foram registradas 4075 notificações de AIDS, totalizando 203353 casos da doença desde 1980.
Deste total, 74,4% são do sexo masculino e 25,6% do sexo feminino.
Os municípios com maiores números de casos são: São Paulo ,Rio De Janeiro ,Porto Alegre , Curitiba ,Belo Horizonte ,Santos ,Ribeirão Preto ,Campinas ,Salvador , Brasília.

O HIV hoje, transmite-se fundamentalmente pelo contato sexual com uma pessoa infectada, e ao compartilhar agulhas ou seringas (usuários de drogas injetáveis). No passado havia a contaminação nas transfusões de sangue e seus derivados , mas hoje este risco é remoto.

A Diferença entre estar infectado pelo HIV e ter SIDA (AIDS)
Devemos ressaltar que ser portador do vírus HIV não significa estar com AIDS (doente).
Nós somos constantemente atacados por bactérias e vírus, porém temos um sistema de células e barreiras de defesa que impedem que estes agressores ganhem a briga. Estas células são chamadas de leucócitos (células brancas ou glóbulos brancos) que atuam eliminando todo organismo estranho que circule por nosso corpo.
O vírus HIV no entanto reduz esta resistência do nosso organismo exatamente por se instalarem dentro dos glóbulos brancos tornando-os ineficientes e deixando-nos expostos a infecções por vírus e bactérias oportunistas , as que se aproveitam da queda de nosso sistema de defesa (imunológico) para infectar-nos. Por isso são chamadas de infecções oportunistas.
Assim sendo estar "doente" com AIDS significa ser portador do vírus e ter infecções oportunistas como pneumonias, infecções intestinais, etc. que podem por fim levar a morte.
O grande problema reside no fato de algumas pessoas possuírem o vírus no corpo e não saberem.
Estes são os chamados portadores assintomáticos, que continuam mantendo relações sexuais com vários parceiros disseminando o vírus.

Não existe nenhum sinal externo que nos permita saber se uma pessoa é portadora do vírus ou não.
Desta forma a prevenção ainda é o melhor remédio, e para que haja prevenção e preciso ter informação.

Não há atualmente um tratamento que elimine o vírus HIV
.
O que existe são remédios que associados (coquetel) e tomados diariamente reduzem muito a multiplicação do vírus em nosso organismo.